terça-feira, 10 de maio de 2011

BEM-AVENTURADOS SOIS VÓS, QUANDO VOS INJURIAREM E VOS PERSEGUIREM E, MENTINDO, DISSEREM TODO MAL CONTRA VÓS POR MINHA CAUSA.

Na Bíblia Católica e na Protestante é a 9ª. Bem-aventurança, Mt 5: 11-12.

"Estas beatitudes reportam-se ao testemunho que todo discípulo deve dar no momento oportuno, quando chamado para tal. A razão da passagem do Messias por este mundo, sob forma humana, obedece à necessidade de testemunhar as doutrinas de seu Messiado. Ele poderia agir no Além somente, como agiu antes de seu nascimento, e continua agindo após o drama do Gólgota, na obra ingente da redenção humana, mas achou indispensável exemplificar ao vivo a sua palavra de vida eterna." (5)

"A doutrina de Jesus veio estabelecer na Terra as bases definitivas em que as relações e as instituições humanas se apoiarão. É, pois, natural que tenha de destruir tudo quanto não se conforme com ela. Acontece, porém, que os interessados em ofuscar a luz acendida por Jesus, são muitos e poderosos e, como não lhes convém seguir a lei divina, perseguem impiedosamente os colaboradores sinceros do Mestre." (1)

"Em todas as épocas da Humanidade, sempre prevaleceram a mentira e os interesses de grupos e de pessoas. Muitos missionários foram perseguidos, caluniados e chamados hereges, outros foram apedrejados ou queimados vivos, tudo por sustentarem as verdades contidas nos Evangelhos." (2)

"ASSIM CUMPRE QUE FAÇA O CRISTÃO. Toda perseguição, todos os pecados, todas as injustiças que, acaso, venha a suportar constituem provas a serem enfrentadas. Da maneira como o discípulo portar-se em tais conjunturas depende SUA EVOLUÇÃO, SUA VITÓRIA MORAL E SUA CONTRIBUIÇÃO PESSOAL no que respeita ao triunfo da Doutrina no seio da humanidade." (5)

"Todos os que padeceram essas injúrias e perseguições serão chamados BEM-AVENTURADOS, pois, tudo sofreram em nome da verdade, objetivando fazer com que ela se manifeste a todos os homens."

Após dizer que bem-aventurado será aquele que sofrer injúrias e perseguições, e que com mentira disserem contra ele muitas coisas malévolas, devido a seguir as idéias cristãs, o Mestre Jesus proclamou:

"EXULTAI E ALEGRAI-VOS, PORQUE É GRANDE VOSSO GALARDÃO NOS CÉUS, POIS ASSIM PERSEGUIRAM OS PROFETAS QUE VIVERAM ANTES DE VÓS" (MT, 5:12)

As Escrituras nos dão conta dos sofrimentos, perseguições e injustiças pelas quais passaram os antigos Profetas. Muitos deles foram até mortos, simplesmente porque apregoavam a verdade ou enfrentaram os poderosos da Terra.

Por isso, decorrido algum tempo, quando pela última vez chegou Jesus Cristo a Jerusalém, com o coração amargurado pela incompreensão dos homens e pelo endurecimento em aceitar as suas palavras de vida eterna, ele contemplou a cidade e, cheio de angústia, exclamou:

"Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas aqueles que te são enviados quantas vezes quis eu reunir os teus fílhos, assim como uma galinha ajunta debaixo de suas asas os pintainhos, e tu não quiseste. Eis que será deixada deserta a vossa casa" (Mt 23:37-38).

Mas, as perseguições e mortes não abrangeram apenas os profetas e os grandes enviados. Mesmo após a crucificação de Jesus, elas continuaram e muitos missionários e apóstolos sofreram rudes perseguições por discordarem dos poderosos da Terra ou por apregoarem o verdadeiro sentido das palavras do Cristo, isso em todos os tempos e em todos os povos.

Com destaque pode-se salientar João Batista, Paulo de Tarso, Estêvão, Tiago Maior, os cristãos, os apóstolos de Jesus e os milhares e milhares de vítimas da chamada Santa Inquisição, os quais sofreram rudes e persistentes perseguições e torturas, por discordarem das mentiras que deturpavam os Evangelhos.

A Doutrina Espírita, que representa o advento do ESPÍRITO DE VERDADE, do CONSOLADOR tem por objetivo básico subtrair dos ensinamentos evangélicos o véu de penumbra, que há cerca de vinte séculos vem empanando o seu brilho, também tem-se defrontado com opositores sistemáticos, que não admitem que os ensinamentos ministrados pelos Espíritos venham a destronar os velhos conceitos sustentados por homens apegados às tradições e preconceitos, fanáticos; por isso, muitos dos seus porta -vozes têm sofrido críticas e ataques de todos os matizes.

RECEBER O GALARDÃO NO CÉU, SIGNIFICA A RECOMPENSA POR MISSÕES OU TAREFAS DESEMPENHADAS NA TERRA. É A GLORIFICAÇÃO DO ESPÍRITO POR TER CUMPRIDO A VONTADE DE DEUS E TER DESEMPENHADO UMA TAREFA DIGNIFICANTE NO PLANO TERRENO.

Receber o galardão no Céu não é uma concessão para viver num estado de inércia e de descanso eterno, pois a felicidade dos Espíritos bem-aventurados não consiste na ociosidade contemplativa, o que seria uma eterna e fastidiosa inutilidade; mas é viver num plano de trabalho, de realizações, envidando esforços no sentido de atingir mas é viver num plano de trabalho, a perfeição espiritual, peculiar aos Espíritos puros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário