sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

5ª AULA PARTE ( A )CURSO PREPARATORIO DE ESPIRITISMO

Quem sabe um dia nas escolas publicas teremos exposiçoes sobre as religioes
cada religiao expondo sua doutrina e deixando as pessoas escolherem. qual a que mais lhe convem !? sem forçar as consciencias mas deixando realmente as pessoas escolherem, quem sabe um dia ?
________________________________________________________
AS CINCO ALTERNATIVAS DA HUMANIDADE
as alternativas da humanidade em relaçao ao mundo espiritual resultam das
seguintes doutrinas: Materialismo,Panteismo,Deismo,Dogmatismo e Espiritismo.
_______________________________________________________
DOUTRINA MATERIALISTA
A inteligencia do homem é uma propiedade da materia; nasce e morre com o organismo, O homem nada é antes,nem depois da vida corporal.
____________________________________________________

CONSEQUENCIAS: Tendo o homem apenas materia, oa gozos materiais sao as unicas coisas reais e desejaveis; as afeiçoes morais carecem de futuro; a morte quebra os laços morais sem remissao e para a miseria da vida nao ha compensaçao; o suicidio vem a ser o fim racional e logico da existencia, quando nao se pode esperar atenuaçao para os sofrimentos; o bem e o mal meras convençoes; por freio social, unicamente a força material da lei civil.
______________________________________________________

DOUTRINA PANTEISTA: o principio inteligente, ou alma, independente da materia, é extraido do todo universal; individualiza-se em cada ser durante a vida e volta, por efeito da morte, a massa comum, como as gotas de chuva ao oceano.
_____________________________________________________
CONSEQUENCIAS: Sem individualidade e sem consciencia de si mesmo o ser é
como se nao existisse. as consequencias morais desta doutrina sao exatamente as mesmas que as da doutrina materialista.
______________________________________________________
DOUTRINA DEISTA: O deismo compreende duas categorias de crentes: os deistas independentes e os deistas providencialistas.
Deus, dizem os independentes,estabeleceu as leis gerais que regem o Universo; mas, uma vez estabelecidas, estas leis funcionam por si so e aquele que as promulgou de mais nada se preocupa.
O deista providencialista cre nao so na existencia e no poder criador de
Deus na origem das coisas , como tambem cre na sua intervençao incessante na criaçao e a ele ora, mas nao admite o culto exterior e o dogmatismo atual.
_____________________________________________________
DOUTRINA DOGMATICA: A alma independente da materia. é criada por ocasiao
do nascimento do ser; sobrevive e conserva a individualidade apos a morte; desde esse momento, tem irrevogavelmente determinada sua sorte; nulos lhe serao quaisquer progresso ultriores; ela sera, pois por toda a eternidade,
intelectual e moralmente, o que era durante a vida. Sendo os maus condenados a castigos perpetuos e irremissiveis no inferno, completamente inutil lhes resulta todo arrependimento. Os casos que posssam merecer o ceu ou o inferno, por toda a eternidade, sao deixados à decisao e ao juizo de homens faliveis aos quais é dada a faculdade de absolver ou condenar.
__________________________________________________________
CONSEQUENCIAS: Esta doutrina deixa sem soluçao os graves problemas seguintes: -De onde vem as disposiçoes morais e intelectuais, inatas aos homens?
-Qual a sorte a sorte das crianças que morrem em tenra idade?
-qual a sorte dos idiotas que nao tem conscienca dos seus atos?
-Onde esta a justiça das enfermidades de nascença, uma vez que nao resultam de nenhum ato da vida presente?
-Qual a sorte dos selvagens e de todos os que forçosamente morrem no estado
de inferioridade moral em que foram colocados pela natureza, se nao lhes é dado proguedirem ultriormente?
-Por cria Deus umas almas mais favorecidas do que as outras?
-Por que criou Deus anjos em estado de perfeiçao sem trabalho, ao passo que que outras criaturas sao submetidas às mais rudes provaçoes em que tem maior
prodabilidade de sucumbir, do que de sair vitoriosas?
_______________________________________________________
DOUTRINA ESPIRITA: o principio inteligente idepende da materia. A alma individual preexiste e sobrevive ao corpo. O ponto de partida ou de origem e o mesmo para todas as almas, sem exeçao; todas sao criadas simples e ignorantes e sujeitas ao progresso indefinido. Nada de criaturas privilegiadas e mais favorecidas do que outras. os chamados anjos sao seres que chegaram a perfeiçao, depois de haverem passado, como todas as criaturas, por todos os graus de inferioridades. As almas ou Espiritos progridem mais ou menos rapidamente, pelo uso do livre-arbitrio, pelo trabalho e pela boa vontade.
A vida espiritual é vida normal. O Espirito prigride no estado corporal e no estado espiritual.
As crianças que morrem em tenra idade podem ser Espiritos mais ou menos adiantados, poquanto ja viveram outras existencias em que praticaram o bem ou cometeram açoes más.
A alma dos idiotas é da mesma natureza que a de qualquer outro encarnado; possuem muitas vezes grande inteligencia, da qual abusaram em existencia preteritas e aceitaram voluntariamente a situaçao de impotencia para usa-la, a fim de expiarem o mal praticaram.
_______________________________________________________
PRINCIPIOS BASICOS: A doutrina espirita, tem por principios basicos:
-A preexistencia da alma ao nascimento e sua sobrevivencia apos a morte do corpo fisico, com um corpo espiritual ou perispirito.
-Pluralidade das existencia e justiça das afliçoes.
-Progressao dos Espiritos.
-Comunicaçao com os Espiritos desencarnados e a intervençao destes no mundo corporeo.
_____________________________________________________
ALTERNATIVAS: Em resumo, quatro alternativas se apresemtam ao homem, para o seu futuro alem-tumulo; 1º)o nada,segundo a doutrina materialista; 2ª)a absorçao no todo universal, segundo a doutrina panteista; 3ª) a conservaçao da individualidade, com fixaçao definitiva da sorte, segundo a doutrina dgmatica; 4ª) a conservaçao da individualidade, com o progresso infinito, segundo a doutrina espirita.
De acordo com as duas primeiras, os laços de familia sao rompidos pela morte e nao ha nenhuma esperança de se reencotrarem; com a terceira, ha possibilidades de se reverem, desde que estejam no mesmo meio, podendo ser esse meio o inferno ou paraiso; com a pluralidade das existencias, que é inseparavel do progresso gradual, existe a certeza da continuidade das relaçoes entre os que se amam, e isso o que constitui a verdadeira familia
_________________________________________________________
ESPIRITISMO E ESPIRITUALISMO: Espiritualista é aquele que segue uma doutrina oposta ao materialismo. Quem cre haver em nos alguma coisa alem da materia é espiritualista, o que nao implica na crença nos Espiritos e nas suas manifestaçoes.
Espiritismo é a doutrina revelada por Espiritos Superiores, por meio de mediuns, e organizada por Allan Kardec, que diz na Introduçao ao Livro dos Espiritos: portanto se adotei as palavras Espiritismo e Espiritualismo, é por que elas exprimem sem equivoco, as ideias relativas aos Espiritos.
Todo Espirita é, necessariamente espiritualista sem que todos os espiritualista sejam espiritas. Podem ser chamados de Espiritas aqueles que professasm a Doutrina Espirita, que é filosofia, ciencia e religiao.
________________________________________________________
CODIFICAÇAO ESPIRITAS: A Doutrina Espirita esta contida nas obras basicas: O Livro dos Espiritos ( paris 18 abril de 1857); o lvro dos Mediuns
( Paris 15 de janeiro de 1861); O Evangelho Segundo o Espiritismo( Paris abril de 1864); O Céu eo Inferno ou a Justiça de Deus Segundo o Espiritismo(Paris 1 de agosto de 1865); A Genese,os Milagres e as Prediçoes Segundo o Espiritismo ( Paris 6 de janeiro de 1868); Obras Postumas ( Paris 1860)

Nenhum comentário:

Postar um comentário