sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

O QUE SAO VICIOS ( O que se pode Transformar ? ) 2ª aula reforma intima

Em verdade em verdade vos digo, todo homem que se entrega ao pecado é seu escravo ( jo , 8:34 )
_______________________________________________________
VICIOS :
FUMO
ALCOOL
GULA
ABUSOS SEXUAIS
_______________________________________________________
DEFEITOS:
ORGULHO
ODIO
VINGANÇA
MALEDICENCIA
IMPACIENCIA
_______________________________________________________
I PEDAGOGIA "EM SITUAÇAO"
- Como se posiciona hoje nossa sociedade perante os vicios ?
- Como tem sido a atuaçao do meios de comunicaçao ?
- Será que a sociedade atual age de forma critica no que diz respeito a todo tipo de abuso relacionado ao fumo e alcool ?
- O que pensam os jovens hoje com relaçao ao sexo e às drogas ?
Os meios de comunicaçao estao abertos, sem restriçoes á propaganda envolvente e maciça que induz a humanidade ao fumo, ao alcool, ao jogo, à gula e ao sexo. Nao existe a menor reaçao a tao perniciosos incentivos.
Ao contrario tornaram-se meios de motivaçao a uma sociedade meramente consumista, cujos produtos ( filmes, bebidas,revistas,cigarros, etc..)
cnstituem verdadeiros agentes contaminadores do comportamento moral do homem, induzindo-os ao viciamento de ideias pelo desejo de satisfaçao ilusorias. Cabe-nos, efetivavente, trazer tais menagens ao crivo da razao, e assumir uma postura critica diante desses grilhoes psicologicos a que somos induzidos.
II - OBJETIVOS
- No estado natural, tendo menos necessidade, o homem nao sofre todas tribulaçoes que cria para si mesmo num estado mais adintado. Que pensar da opiniao dos que consideram esse estado como o da mais perfeita felicidade terrena.?

- que queres ? É a felicidade do bruto. Ha pessoas que nao compreendem outra. É ser feliz a maneira dos animais. As crianças tambem sao mais felizes que os adultos.( L.E., 777 )

Devemos compreender razoavelmente as caracteristicas,as causas e consequencias do vicio e busccar meios para elimina-los.
Todos nos colhemos no sofrimento a sconsequencias amargas do vicio para iniciar o trabalho de auto-libertaçao, de auto-descondicionamento.
Comecemos por questionar: Sera que queremos realmente nos libertar,quais as razoes mais profundas que nos leva a iniciar este combate?

Como iniciar este combate ?
Primeiramente,para superarmos os vicios mais enraizados em nos,precisamos fortalecer a nossa vontade. Ninguem consegue vencer uma batalha sem determinaçao,sem testemunhoda vontade aplicada. Logicamente os tratamentos espirituais ajudam,mas combater as causas é uma conquista individual que deve ser cultivada paulatinamente.

III - CONTEUDO

1. QUAIS AS CAUSAS DO VICIO ?
O QUE SAO VICIOS ?

"A Natureza nao traçou o limite necessario a nossa propia organizaçao
( corpo humano ) ?
Sim, mas o homem é insaciavel. A Natureza traçou o limite de suas necessidades na sua organizaçao,mas os vicios alteraram a sua constituiçao e criaram ara ele necessidades artificiais" ( L.E.(livro dos espiritos) ,Nº 716 )

a) A IMAGINAÇAO

Pela imaginaçao penetramos os mais insondaveis terrenos das ideias. No entanto, a imaginaçao tem sido mal conduzida pelos homenstanto de modo consciente quanto por desejos inconscientes,levando-os a sofrimentos e outras consequencias graves. Pela sua imaginaçao o homem cria carencias, envolve-se nos prazeres e absorve-se nas sensaçoes. Cristalizam-se tais frutos da imaginaçao em habitos repetitivos,que por sua vez tornam-se condicionamentos,os quais passamos a incorporar comodamente sem reaçao contraria. Os vicios sao, portanto, necessidades artificiais que nossa propia consciencia criou, as quais nos apegamos.

b) DEPENDENCIA FISICA E PSIQUICA

"Todo homem que se entrega ao pecado é seu escravo" (jo.,8:34)

O organismo humano adapta-se a esses vicios e o psiquismo fixa-se nas sensaçoes. Na falta delas o propio organismo passa a exigir, em forma de dependencias,aas doses toxicas ou as cargas emocionais a que se habituara. A criatura nao consegue mais libertar-se, contaminabdo o corpo e a alma; torna-se, conforme as palavras de Jesus, escravo de si mesmo.

c) TENDENCIAS REECARNATORIAS

O perispirito guarda certos reflexos ou impregnaçoes magneticas pelas iantaçoes recebidas do propio corpo fisico e do campo mental. As tendencias se transportam, e nessas oprtunidades de libertaçao que nos sao oferecidas, sucumbimos aos mesmos vicios do passado. A Doutrina Espirita acrescenta, portanto,um componente reencarnatorio aos vicios, o que de certa forma esclare e os casos cronicos e patologicos.

d) INFLUENCIAÇAO DE MÁS COMPANHIAS

Por outro lado, raramente estamos sozinhos nos vicios. Temos a companhia daqueles que se comprazem conosco dos mesmos males, encarnados ou desencarnados, em maior ou menor identidade de sintonia. Por vezes entidades espirituais agem hipnoticamente n campo da imaginaçao, transmitindo as ondas envolventes das sensaçoes e dos desejos que alimentamos.

IV - CONCLUSAO

Jesus veio para recompor a vida, para libertar de todo tipo de mal, especialmente o tipo de mal que opera dentro de nós e nos torna escravo de nosso propios "pecados". Reforma Intima é libertaçao. No Evangelho vemos Jesus libertando varios tipos de doentes, do corpo e da alma. Os aflitos buscavam nele essa libertaçao: "Todos os que padeciam de algum mal se arrojavam a ele para o tocar" O mal que os aprisionava era vencido. Busquemos pois vivenciar Jesus em nosso intimo, em nosso intrior, para que tocados pelo seu amor possamos fortalecer nosso psiquismo e substituir toda "escrvidao" pela alegria intrior da libertaçao.

Nenhum comentário:

Postar um comentário