domingo, 19 de dezembro de 2010

Do Que se Trata o Espiritismo ?

De Que Trata O Espiritismo ?

O espiritismo responde às questões fundamentais da nossa vida, como estas:

• Quem é você?

• Antes de nascer, quem era você?

• Depois da morte, quem será?

• Por que anda neste mundo?

• Por que umas pessoas sofrem mais do que outras?

• Por que alguns nascem ricos e outros pobres?

• Por que alguns cegos, aleijados, débeis mentais, etc, enquanto outros nascem inteligentes e saudáveis?

• Por que Deus permitiria tamanha desigualdade entre seus filhos? Por que há tanta desgraça no Mundo e a tristeza supera a alegria?

• De três pessoas que viajam num veículo - por exemplo - após pavoroso desastre, uma perde a vida, outra fica gravemente ferida e a terceira escapa sem ferimentos. Por que sortes tão diferentes? Onde está a justiça de Deus?

• Por que uns que são "maus", sofrem menos que outros que são "bons"?



Estrutura do Paradigma Espírita

Para estabelecer o paradigma espírita torna-se necessário alinhar os princípios encontrados nas obras da codificação kardequiana, e que se encontram sintetizados em “O Livro dos Espíritos”:

1. Deus: Criador de todas as coisas;

2. Espíritos: seres inteligentes da natureza;

3. Imortalidade da alma: a alma (espírito, pessoa) jamais deixará de existir;

4. Dualidade dos corpos da alma: (corpo físico e corpo perispiritual);

5. Pluralidade das existências corporais: o ser inteligente e imortal passa por uma série de existências;

6. Pluralidade das dimensões espirituais (pluralidade dos mundos habitados);

7. Penas e gozos futuros da alma de acordo com o mérito de cada um;

8. Evolução progressiva moral e intelectual de todos os espíritos, tanto encarnados quanto desencarnados.

9. Ética Cristã: Conjunto dos valores morais cristãos: caridade, humildade, mansidão, compaixão, perdão, pureza, bondade, verdade, honestidade, resignação, esperança, trabalho perseverante, paciência, tolerância, solidariedade, temperança e domínio próprio. O Reino de Deus em primeiro lugar. Tudo isso incluído na busca da santificação progressiva, da verdadeira evolução.

10. Lei de Causa e Efeito: Tudo que o homem semear (de bem ou de mal) ele colherá.

11. Comunicabilidade dos espíritos via mediunidade.

12. Livre Arbítrio: Somos arquitetos de nosso destino.

Mediante os conceitos supracitados entramos no conhecimento do paradigma espírita, o qual representa uma revolução nos padrões espirituais do ocidente. Ele dilata a compreensão da vida e da morte, amplia a fraternidade e a solidariedade entre todos e representa uma realidade mais ampla desconhecida pela maioria das pessoas. Este paradigma, que é a soma dos conceitos básicos do Espiritismo, faz parte das leis da natureza, as quais são leis de Deus.



Princípios Básicos do Espiritismo



• Existência de Deus

• Imortalidade da Alma

• Reencarnação

• Esquecimento do Passado

• Comunicabilidade dos Espíritos

• Fé Raciocinada

• Lei da Evolução

• Lei Moral

EXISTÊNCIA DE DEUS

Deus existe. É a origem e o fim de tudo. É o Criador, causa de todas as coisas.

Deus é a Suprema Perfeição, com todos os atributos que a nossa imaginação possa imaginar e muito mais. Não podemos conhecer a sua natureza, porque somos imperfeitos.

Como que uma inteligência limitada e imperfeita como a nossa poderia abranger o conhecimento ilimitado e perfeito, que é Deus?

Allan Kardec e sua missão

Allan Kardec e sua missãoApós 50 anos de preparação acadêmica e moral, Hippolyte Léon Denizard Rivail seria convocado pela espiritualidade para codificar a Doutrina Espírita.

Em 1854, ouviu falar, pela primeira vez, em mesas girantes. Rivail, que estudara durante muitos anos o magnetismo mesmeriano, acredita tratar-se de um fenômeno magnético. "É com efeito muito singular, - diz Rivail - mas, a rigor, isso não me parece radicalmente impossível. O fluido magnético, que é uma propriedade da eletricidade, pode perfeitamente atuar sobre os corpos inertes e fazer com que eles se movam."

Logo mais tarde o magnetizador Fortier volta a falar com Rivail e lhe diz que as mesas não só se movem, mas pensam, respondem perguntas. O cético Rivail diz a Fortier: "Só acreditarei quando o vir e quando me provarem que uma mesa tem cérebro para pensar, nervos para sentir e que pode se tornar uma sonâmbula."

No início do ano de 1855 o Sr. Carlotti diz a Rivail que, no fenômeno das mesas, há influência das almas dos mortos.

A primeiro de maio de 1855, Rivail presencia uma manifestação espírita. Uma alma evocada pelo magne-tizador Carlotti se comunica através da médium Sra. Roger. A despeito de seu ceticismo, rendeu-se à evidência da comunicabilidade dos espíritos, convencido pela característica inteligente das comunicações. Diz Rivail que "A honradez da médium e a dignidade do magnetizador produziram em mim súbita conversão à Escola Espiritualista. Eu tinha dado um avanço para a Verdade."

A oito de maio Rivail presencia o fenômeno das mesas girantes. "O mais notável acontecimento da minha vida", declara ele.

Rivail passou a freqüentar as reuniões, no entanto não se sentia à vontade, pois enquanto muitos se entretinham a questionar os Espíritos sobre as insignificâncias do mundo material, Kardec se remoía no desejo de transformar aquela mesa numa cátedra. Ele via, ali, uma revelação transcendental, muito além de mera manifestação mecânica.

Uma noite, manifestou-se Zéfiro, declarando-se seu Espírito Protetor. Contou-lhe que o conhecera em uma existência anterior, no tempo dos Druidas, na Gália, quando Rivail se chamara Allan Kardec. Zéfiro revelou a Rivail sua missão de Codi-ficador da Doutrina Espírita, para a qual seria convocado pelo Espírito de Verdade.

Certa feita, perguntou a Zéfiro se lhe era possível evocar o Espírito Sócrates.



Para espanto dos presentes, a resposta foi positiva. "Você já o consulta amiúde mentalmente", diz Zéfiro.

Em seguida, recebem, através da "Tupia", a mensagem de Sócrates: "A verdadeira Filosofia dos Espíritos adiantados só poderá ser revelada ao que for digno de receber A VERDADE."

Semanas mais tarde Kardec pergunta o que deve fazer para receber a missão, e obtém como resposta: "O bem, e dispor-se a suportar corajosamente qualquer provação para defender a VERDADE, ainda que precise... beber cicuta".

Conheça o Espiritismo

Conheça o Espiritismo, uma Nova Era para a Humanidade

Deus

Inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas.

Jesus

O guia e modelo.

Kardec

A base fundamental.

O Livro dos Espíritos

O Livro dos Médiuns

O Evangelho Segundo o Espiritismo

O Céu e o Inferno

A Gênese

"FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO"

Caridade: benevolência para com todos, indulgência para as imperfeições dos outros, perdão das ofensas. (LE. 886)

Doutrina Espírita ou EspiritismoO que é

É o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec que constituem a Codificação Espírita: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese. "O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal." Allan Kardec (O que é o Espiritismo - Preâmbulo).

"O Espiritismo realiza o que Jesus disse do Consolador prometido: conhecimento das coisas, fazendo que o homem saiba donde vem, para onde vai e por que está na Terra; atrai para os verdadeiros princípios da lei de Deus e consola pela fé e pela esperança." Allan Kardec (O Evangelho segundo o Espiritismo - cap. VI - 4).

O que revela

Revela conceitos novos e mais aprofundados a respeito de Deus, do Universo, dos Homens, dos Espíritos e das Leis que regem a vida.

Revela, ainda, o que somos, de onde viemos, para onde vamos, qual o objetivo da nossa existência e qual a razão da dor e do sofrimento.

Fonte



http://www.papoespirita.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário